A Transnordestina Logística S.A. (TLSA) planeja instalar pelo menos cinco terminais intermodais — estruturas similares a Portos Secos — ao longo da Ferrovia Transnordestina, em trechos dos estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. A operação assistida da ferrovia está prevista para começar no fim de 2025.
O município de Iguatu, no Ceará, será o primeiro a receber uma dessas estruturas. Segundo o presidente da TLSA, Tufi Daher Filho, o terminal intermodal terá como foco inicial o transporte de grãos vindos do Piauí, com destino às regiões produtoras e granjeiras do Centro-Sul cearense. “Iguatu vai ser, na nossa visão, a primeira estrutura intermodal para o transporte de grãos que vai sair do Piauí”, afirmou.
A estrutura em construção é de iniciativa privada e deve começar a receber cargas ainda em 2025, na fase de comissionamento da ferrovia. “Estamos com bastante segurança de que, no final deste ano, a gente começa a fazer os primeiros transportes. Não são grandes volumes, mas começa a funcionar”, completou Tufi.
Mín. 20° Máx. 29°