O ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes vai se filiar ao PSDB e disputar o Governo do Ceará em 2026. A articulação para o retorno de Ciro ao ninho tucano foi conduzida pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e pelo ex-senador Tasso Jereissati, aliado histórico de Ciro no Estado.
Atualmente filiado ao PDT, partido pelo qual disputou as quatro últimas eleições presidenciais, Ciro opta por um novo rumo político ao abrir mão de uma nova candidatura ao Planalto. Ele chegará ao PSDB como pré-candidato a governador, retornando ao partido em que iniciou sua trajetória política ao lado de Tasso.
Ciro ganhou projeção nacional quando foi eleito prefeito de Fortaleza, em 1988, e governador do Ceará, em 1990. À época, era filiado ao PMDB, mas logo migrou para o PSDB junto com Tasso. Em 1994, renunciou ao cargo de governador para assumir o Ministério da Fazenda no governo Itamar Franco, com apoio direto do então senador Tasso Jereissati.
As tratativas para o retorno ao PSDB se intensificaram após as eleições municipais de 2024, com conversas frequentes entre Ciro e Tasso. A mudança de partido marca uma reconfiguração no cenário político cearense e pode ter impactos nacionais dentro do PSDB.
Siga nosso perfil no Instagram através do link: @saladeimprensaoficial
Mín. 19° Máx. 33°