O Ceará registrou a maior taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes no Brasil em 2024, com índice de 34,42, segundo dados do Mapa da Segurança Pública. O levantamento mostra que os cinco estados com maior número de vítimas estão no Nordeste.
Além do Ceará, a lista inclui Pernambuco (33,56), Alagoas (30,96), Bahia (28,32) e Maranhão (27,30). Os dados chamam a atenção para a concentração regional da violência letal no país.
Em entrevista à TV Verdes Mares, o secretário da Segurança Pública do Ceará, Roberto Sá, comentou os números e destacou que, nos primeiros meses de 2025, o estado já registra queda de 17,7% nos homicídios dolosos.
“Sabemos que o número absoluto ainda é alto, mas, para reduzir, é preciso ter estratégia. Essa redução é parte dos nossos diagnósticos e reflete o nosso esforço em proteger o cidadão. Vamos lutar com todas as forças para mudar esse cenário”, afirmou o secretário.
O governo estadual não detalhou quais medidas foram adotadas para alcançar essa redução, nem divulgou os dados absolutos de mortes.
Mín. 19° Máx. 33°