Por ocasião da celebração do Dia Mundial dos Pobres, em sua oitava edição, a Paróquia de Santo Antônio em Quixeramobim, juntamente com o Projeto São Vicente, Equipe Solidária, Pastoral do Dízimo e Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), realizou uma visita ao aterro sanitário do município. O objetivo da visita foi convidar os catadores para serem homenageados na celebração, que ocorrerá neste domingo, 17 de novembro, no salão paroquial ao lado da Praça da Matriz.
Os missionários ficaram chocados ao encontrarem mais de 20 homens e mulheres em meio ao lixo, dividindo espaço com urubus, insetos e a podridão do local. Essas pessoas trabalham praticamente todos os dias da semana em um ambiente insalubre e sem equipamentos adequados de proteção individual.
Nossa redação apurou que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Quixeramobim acompanha de perto a realidade difícil enfrentada por essas pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. “Uma imagem difícil de ser digerida, não dá pra ficar indiferente”, comentou uma das pessoas que acompanhou o grupo. Os catadores fazem parte de uma associação e, segundo o CRAS, recebem acompanhamento familiar através de orientações, palestras, visitas domiciliares, inserção nos grupos socioeducativos, gratuidade de documentação, concessão de benefícios eventuais como cestas básicas entre outros serviços.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016, para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A celebração deste domingo, 17 de novembro, contará com momentos de fraternidade, espiritualidade, serviços de assistência social, um almoço comunitário e o sorteio de kits de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os catadores. O evento terá início às 7h e se estenderá até o meio-dia.
Siga nosso perfil no Instagram através do link: @saladeimprensaoficial