A cidade de Quixadá completa 154 anos de emancipação política neste domingo, 27 de outubro. Localizada na região do Sertão Central cearense, tem uma história rica que remonta ao século XVIII, quando a região começou a ser ocupada por fazendas e sítios. A cidade foi oficialmente criada em 1870, desmembrando-se de Quixeramobim, e desde então tem se desenvolvido como um importante centro econômico, educacional e cultural da região.
A Freguesia de Quixadá foi criada pela Lei provincial n.º 1.305, de 5 de novembro de 1869. Em 27 de outubro de 1870, a Lei provincial n.º 1.347 criou o município de Quixadá, elevando-o à categoria de vila. Além dos atrativos naturais, a cidade conta também com o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na Serra do Urucum, e com o Açude Cedro, construção autorizada por Dom Pedro II, ainda no período imperial.
Quixadá é conhecida por vários nomes como a “Terra da Galinha Choca”, “Terra dos Monólitos” e, ao longo de sua rica história, abrigou vários filhos ilustres como o Cego Aderaldo, Rachel de Queiroz, Jáder de Carvalho e, possivelmente, o mais amado de todos, Dom Adélio Tomasin. José de Barros é considerado o legítimo fundador da cidade.
Siga nosso perfil no Instagram através do link: @saladeimprensaoficial
Mín. 22° Máx. 31°