Há 66 anos, no dia 28 de setembro, Karol Wojtyla, que mais tarde se tornaria o Papa João Paulo II, foi ordenado bispo na Catedral de Wawel, em Cracóvia.
Karol Józef Wojtyła nasceu no dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, Polônia. Ele foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1946 e, em 1958, foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia.
Em 1964, Wojtyła tornou-se arcebispo de Cracóvia e, três anos depois, foi nomeado cardeal pelo Papa Paulo VI. Sua eleição como Papa ocorreu em 16 de outubro de 1978, tornando-se o primeiro papa não italiano em mais de 450 anos e o primeiro papa eslavo da história.
Durante seu pontificado, João Paulo II foi conhecido por sua capacidade comunicativa e seu estilo pastoral inovador. Ele realizou 104 viagens internacionais, visitando 129 países, e desempenhou um papel crucial na queda do comunismo na Europa Oriental, especialmente na Polônia. Além disso, ele promoveu o diálogo inter-religioso, especialmente com o judaísmo e o islamismo, e trabalhou incansavelmente pela paz mundial.
João Paulo II também foi alvo de um atentado em 13 de maio de 1981, do qual sobreviveu milagrosamente. Ele continuou seu trabalho até sua morte em 2 de abril de 2005, deixando um forte legado na Igreja Católica e no mundo.
Siga nosso perfil no Instagram através do link: @saladeimprensaoficial
Mín. 21° Máx. 36°