Uma inteligência artificial (IA) capaz de detectar mentiras está sendo desenvolvida por quatro instituições de ensino estadunidenses e já conseguiu atingir 84% de precisão. O objetivo inicial do projeto era treinar o software para identificar quando o CEO de uma empresa está mentindo para os analistas financeiros visando influenciar investimentos. Para essa tarefa, a ferramenta observa 32 parâmetros linguísticos associados à enganação intencional para distinguir entre falas verdadeiras e mentirosas. Até o momento, os resultados são promissores e a intenção é expandir a capacidade da IA.
O estudo está sendo conduzido por acadêmicos da Faculdade Estadual de Negócios e Economia de Boise, da Universidade do Texas, da Universidade Estadual do Arizona e da Universidade de Nevada. De acordo com um dos pesquisadores, Steven Hyde, "ter atingido esse nível de precisão foi apenas o começo". A seguir, saiba mais detalhes sobre o projeto.
O software se tornou capaz de detectar os indicadores linguísticos que surgem quando uma inverdade é dita. A ferramenta ainda tem suas limitações, já que não consegue identificar pequenas inverdades, apenas declarações que estão obviamente sendo usadas para manipular o interlocutor.
Siga nosso perfil no Instagram através do link: @saladeimprensaoficial
Mín. 19° Máx. 33°