Juquinha, até parece nome de menino “danado”, mas era desta forma carinhosa que ele gostava de ser chamado. De origem simples, morava nas montanhas com seus dois irmãos. Sobrevivia colhendo flores que oferecia aos turistas em troca de roupas e alguma comida. Por vezes recebia algumas moedas e sempre era grato aos seus “benfeitores”. Agradecia tirando o chapéu e dando um sorriso repleto de pureza e sinceridade. Com certeza, a mais perfumada das rosas que ele oferecia aos turistas era o seu sorriso.
O verdadeiro nome do Juquinha era José Patrício e sua vida foi cercada de algumas lendas e uma delas contaremos aqui. Numa noite, um dos seus irmãos o encontrou deitado, o corpo estava inerte e bem rígido. Seu irmão não sentiu nem um dos sinais vitais, entendendo que Juquinha havia morrido. O velório foi preparado e com muita tristeza lá estava o povo, triste com a notícia, até que Juquinha se levanta do caixão, deixando todos assustados e perplexos. Juquinha sofria de catalepsia, quando em crise a doença provoca enrijecimento dos músculos do corpo, dando a impressão de que a pessoa está morta. Como a doença era pouco conhecida na época este foi um dos motivos para tornar a história do Juquinha ainda mais interessante. Muita gente acreditava ser ele o misterioso ermitão, imortal e protetor da Serra do Cipó, que fica localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte.
Em 1987 os prefeitos de Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro encomendaram junto a artista plástica Virgínia Ferreira uma estátua do Juquinha. Assim foi feito e a estátua foi instalada numa parte alta da Serra do Cipó a 1 km da portaria da Capivara. Posteriormente, foi construída outra estátua do Juquinha na Rodovia MG 010, km 117, em Santana do Riacho, onde Juquinha é retratado na sua simplicidade, com flores nas mãos, dando boas-vindas aos visitantes da Serra do Cipó.
Juquinha morreu no ano de 1983, quanto a sua idade ou a data precisa da sua morte, nem os familiares souberam dizer com precisão. O fato é, que hoje, quem tiver a alegria de visitar esta montanha em Minas Gerais, vai encontrar uma grande estátua e um lindo sorriso do “Guardião da Serra do Cipó”.
Siga nosso perfil no Instagram através do link: @saladeimprensaoficial
Mín. 19° Máx. 33°